top of page
Buscar
Joyce Souza

Você é capaz de escrever sua própria história?

Texto escrito para a coluna "Foca no Assunto" do jornal Panorama, de Tapiraí

Você pode conferir a imagem no final do post


A escrita é capaz de trazer benefícios que você nem imagina

Se eu fosse o criador do dicionário, definiria o verbo escrever como “a capacidade de enxergar o mundo através das palavras”. Parece uma definição abstrata, mas não é. Se todos soubessem a importância que a escrita tem em nossa vida, passariam a escrever mais. Ela, que além de ser uma forma de nos comunicarmos com o mundo, é capaz de manter histórias vivas por um período de tempo quase infinito.


No ramo da psicologia, terapeutas apontam que é possível expressar sentimentos por meio da escrita, o que auxilia no equilíbrio da saúde mental do indivíduo. Com o crescente aumento do número de suicídios devido à depressão e outros transtornos mentais, as pessoas deveriam dar mais atenção a esse meio de comunicação que é capaz de ser um recipiente de sentimentos negativos. O autoconhecimento também é explorado pela escrita na medida em que colocamos no papel um pouco de quem somos e começamos a ter uma visão diferente sobre nós mesmos.


Apesar disso, me arrisco a dizer que a função mais importante da escrita é manter viva as memórias. Com o tempo, tendemos a esquecer nossas experiências e elas simplesmente desaparecem ao acaso. Sem contar o fato de que nossos filhos, netos e bisnetos merecem conhecer nossa vida, ainda que seja somente uma parcela dela.

Portanto, se eu pudesse dar um conselho, eu pediria para que vocês, meus caros jovens de alma, não deixem que a vida se escorra pelos dedos e desapareça com o tempo. Escrevam. Escrevam sobre quem são, o que fazem, o que querem fazer e verão que a vida ganhará mais sentido.







2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page